O equipamento de saúde possui dois pavimentos, com terreno de 1.078,20m² e área construída de 548,21 m². A obra teve um investimento de R$ 1.578,988,24.
O prefeito Álvaro Dias lembra das dificuldades pelas quais a cidade passava quando a obra foi autorizada, em 2020. “Autorizamos essa obra importante, a construção da Unidade Básica de Saúde Dix-Sept Rosado, onde funcionava o Hospital Sandra Celeste, para fazer uma bela unidade de saúde, bem equipada e bonita para atender toda a comunidade. Apesar das dificuldades que passamos, na época com a pandemia do Coronavírus e baixa arrecadação registrada no período, não deixamos de atender às necessidades da nossa população”, disse o prefeito.
A UBS Dix-Sept Rosado dispõe de estrutura com capacidade de atendimento para até quatro equipes de Atenção Primária, com quatro consultórios médicos; quatro consultórios de enfermagem; quatro consultórios odontológicos; sala de procedimentos; sala de vacinação; sala de reuniões; ambientes administrativos, dentre outros.
Os serviços oferecidos são: consultas médicas; consultas de enfermagem; consultas odontológicas; ações de promoção; ações de educação em saúde; vacinação; curativo; testes rápidos de HIV/Sífilis e Hepatites Virais; administração de medicamentos; dispensação de medicamentos; Regulação para outros serviços na Rede de Atenção à Saúde, quando necessário.
E ainda, acompanhamento dos ciclos de vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos; Acompanhamento de pessoas com doenças crônicas; Acompanhamento de gestantes e puérperas; Oferta de exames de rastreamento de colo uterino e visitas domiciliares.
O secretário municipal de saúde, George Antunes, ressaltou a importância desta UBS para a população. “Essa unidade vai atender a população do bairro de Dix-Sept Rosado com serviços e equipes capazes de resolver no mínimo 85% dos problemas de saúde dos moradores desta região”, disse, acrescentando que o local tem grande capacidade de cobertura na comunidade onde está. “A unidade, de porte 4, possui capacidade de acompanhamento de até 16 mil pessoas, ou seja, capacidade de atendimento suficiente para atender toda a população residente no bairro de Dix-Sept Rosado, uma vez que as estimativas populacionais para o bairro no ano de 2020 eram de 13.758 pessoas”, destacou George Antunes.
O ambiente térreo dispõe de sala de vacinação, banheiro masculino e feminino com acessibilidade; sala de acolhimento e escuta qualificada; oito consultórios; quatro consultórios odontológicos; sala de curativos; sala de procedimentos; sala de observação; Depósito de material de Limpeza (DML); sala de estoque e dispensação de medicamentos e recepção.
Já o piso superior dispõe de sala de administração e regulação; expurgo; sala de esterilização; almoxarifado; sala de agentes de saúde; refeitório; cozinha; DML; banheiro feminino com acessibilidade; vestiário; sala de reuniões e multiuso; e terraço multiuso.
FONTE: Prefeitura do Natal
0 comments:
Postar um comentário