sábado, 7 de outubro de 2023

DOM JOÃO: Novo arcebispo de Natal tomou posse neste sábado (7), com missa na Catedral


A Arquidiocese de Natal
já tem um novo arcebispo,  trata-se de Dom João Santos Cardoso,  que tomou posse na manhã deste sábado, com missa na Catedral Metropolitana de Natal.

A posse canônica teve início por volta das 8h30, com o hasteamento das bandeiras e a entrega da chave da cidade ao novo arcebispo. A missa iniciou por volta das 9h.

A celebração contou com a participação de padres, diáconos, religiosos e centenas fiéis, inclusive de outros estados.

Cerca de 30 familiares de Dom João vieram da Bahia para presenciar sua posse como novo arcebispo de Natal.

Além de membros da Igreja Católica, representantes de outras religiões também estiveram presentes na posse do novo arcebispo. Um deles foi o pastor Fernando Alves, da Igreja Luterana. "Deus é um só, e nós precisamos respeitar a realidade de que existem diversos caminhos para chegar até Ele. Nós estamos todos unidos, aqui, para a chegada desse irmão, Dom João. Que o arcebispado dele seja de muita esperança, com o crescimento daquilo que é um sonho que a gente tanto almeja: a união das pessoas. Que cada um possa respeitar a fé do outro, sem precisar de atitudes destrutivas", desejou. 
Dom João Santos Cardoso foi nomeado como novo arcebispo de Natal no dia 5 de julho, após pedido de renúncia de Dom Jaime Vieira Rocha.

Dom João Santos Cardoso nasceu no dia 3 de dezembro de 1961 no município de Dário Meira, na Bahia. É filho de João Francisco Cardoso e Maria Ferreira dos Santos.

O ciclo inicial de sua formação ocorreu em sua cidade natal. Concluiu o bacharelado em filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG), e concluiu o bacharelado em teologia no Instituto de Ilhéus (BA). Concluiu a licenciatura em filosofia no Centro Universitário da Assunção, em São Paulo, e o mestrado e doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Foi coordenador peral de pastorais do Vicariato São Lucas e da Arquidiocese de Vitória da Conquista; diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia da Arquidiocese de Vitória da Conquista, anexo ao Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias; e também foi representante do Clero junto ao Conselho de Formadores da Arquidiocese.

Na Cultura, foi professor de filosofia, com doutorado na área pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Ministrou aulas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde também dirigiu o Programa de Formação de Professores da Educação Básica e coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência e Poder na Contemporaneidade (NUVIP).

FONTE: G1/RN

0 comments:

Postar um comentário