Segundo a Aeronáutica, a aeronave modelo KC-30, com capacidade para até 230 passageiros, chegou à capital italiana às 7h48 no horário local (2h48, no horário de Brasília).
O avião foi deslocado para resgatar brasileiros que estão em Israel, outros aviões brasileiros também foram para a Europa para o resgate de passageiros.
O Itamaraty também estuda a possibilidade de enviar missões de repatriação ao "outro lado" das hostilidades – os territórios palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, por exemplo. O contingente de brasileiros nessas localidades é menor, mas o acesso pelo ar é também mais difícil.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou em seu site um formulário para inscrição de brasileiros interessados nos voos de repatriação. A embaixada transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion à medida que se confirmem os voos.
O site da embaixada é: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-tel-aviv
Até este domingo, o Itamaraty tinha identificado um brasileiro ferido e três desaparecidos em Israel. Não há registro de brasileiros entre os mortos.
A nova etapa do conflito entre Israel e Palestina foi deflagrada na manhã de sábado (7) e o governo brasileiro se reuniu na manhã de domingo para debater as primeiras ações.
Segundo a Força Aérea Brasileira, seis aeronaves estão prontas para a missão: dois aviões KC-30, com capacidade para até 230 passageiros cada; dois KC-390, com capacidade para até 80 passageiros cada; dois VC-2, cedidos pela Presidência da República, que podem transportar até 38 passageiros cada.
Será dada prioridade aos brasileiros que moram no Brasil e estavam em Israel a trabalho ou passeio. Além dessas operações, o governo também monitora a normalização dos voos no aeroporto de Tel Aviv, o que facilitaria a saída desses brasileiros em voos comerciais.
FONTE: G1/RN
0 comments:
Postar um comentário