Em uma reunião que aconteceu na tarde desra sexta-feira (6), foi anunciado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), que o investimento para atualização do sistema será de cerca de R$ 1,5 milhão.
Na prática, o usuário vai passar o cartão na catraca e a câmera vai registrar o seu rosto. Quando a pessoa for pegar o segundo ônibus, irá passar o cartão novamente, a máquina vai reconhecer se o rosto é o mesmo e liberar o acesso. O mecanismo, de acordo com o Seturn, tem como objetivo prevenir fraudes e melhorar a experiência dos clientes.
Combater essas fraudes é fundamental para melhorar o serviço [dos ônibus]. O fraudador tira o dinheiro da fonte de custeio da gratuidade do estudante, do idoso, da pessoa com deficiência. Ele não está fraudando a empresa, mas sim um sistema de benefício social, que é quem paga o sistema que garante que as pessoas que não podem pagar usem de graça", disse Augusto Maranhão, coordenador jurídico do Seturn.
O cadastramento biométrico dos usuários será feito pelo NatalCard em novembro e dezembro deste ano. Ainda não foi definido como esse processo será realizado.
O Seturn destacou que quem não registrar a biometria facial não terá acesso ao sistema de Integração.
Além da biometria facial, outra novidade do Seturn para janeiro é que o prazo para a integração passará de 60 para 90 minutos.
FONTE: G1/RN
0 comments:
Postar um comentário