A mobilidade da população que vive no bairro de Nova Parnamirim, Grande Natal, deve ser favorecida neste ano por meio de uma nova obra a ser implantada na região. Segundo o Secretário de Gabinete Civil de Parnamirim, Homero Grec, um novo corredor estruturante será construído da avenida Olavo Montenegro até a marginal da BR-101. Ao todo, serão duas pistas de rolamento com sete metros de extensão, além de canteiro central e calçadas. O investimento está em torno de R$ 19, 5 milhões. Aliado a isso, os trabalhos ligados à municipalização da Maria Lacerda devem ser iniciados em breve e concluídos até o fim deste ano. As informações foram confirmadas durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, nesta sexta-feira (12).
Embora o bairro de Nova Parnamirim se destaque em índices populacionais, Homero Grec argumenta que a localidade ainda sofre com problemas de mobilidade. O gargalo afeta, especialmente, quem sai das avenidas Maria Lacerda e Ayrton Senna. A solução encontrada, nesse sentido, é que o novo equipamento não precise percorrer essas vias.
Na próxima semana a Prefeitura deve assinar junto ao comandante da Base Aérea de Natal (BANT), Brigadeiro Cólen uma Cessão ao Direito Real de Uso (CDRU). Isso porque 1,4 km dos 5km da área que deve ser abarcada pela obra pertencem a uma área militar da Base Aérea e o documento vaipermitir a construção da estrada saindo da Olavo Montenegro até a Aryrtom Senna. “Nós assinarmos na semana que vem a CDRU, ou seja, a aeronáutica está nos cedendo essa área por 10 anos renováveis por períodos sucessivos dentro desse período”, complementa.
A obra já está com planejamento executivo finalizado e a expectativa é que o edital de licitação da empresa responsável pelo serviço seja lançado no início de fevereiro. Já em março, a empresa vencedora deve ser anunciada para prosseguimento da obra . Segundo engenheiros que atuam na gestão municipal de Parnamirim, trata-se de um trabalho que vai exigir cerca de cinco meses para execução.
No que se refere a municipalização da avenida Maria Lacerda, por sua vez, Homero Grec afirma que o projeto idealizado pela Secretaria de Planejamento e Finanças visa uma série de intervenções, como as rotatórias, a fim de favorecer o fluxo na via. Para discutir a pauta, afirma, foram realizadas audiências, sendo a última junto ao Governo do Estado. “A maioria dos projetos estão concluídos e também há concordância do Governo do Estado, que elas sejam executadas mediante cessão da rodovia que é estadual”, afirma. Uma vez que trata-se de um conjunto de iniciativas, o Secretário esclarece que a obra deve ser realizada em módulos a serem iniciados em breve. A previsão da Prefeitura de Parnamirim é que a conclusão do serviço seja efetivado até o final de 2024, quando a situação da via deve melhorar para os condutores que trafegam na região.
Fonte: Tribuna do Norte
0 comments:
Postar um comentário