quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

RECURSOS: Tribunal de Contas do Maranhão aponta desvio de R$ 1,5 na Educação

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) divulgou, nesta terça-feira (09), que estima que R$ 1,5 bilhão dos recursos que deveriam ser destinados ao Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram desviados de diversas prefeituras do estado.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de analfabetismo no Maranhão é maior que 12%, o dobro da média nacional. Durante as fiscalizações, em novembro, o secretário de Fiscalização, Fábio Alex de Melo, afirmou que enquanto a média nacional é de, no máximo, 5% da população adulta matriculada no EJA, alguns municípios maranhenses chegam a mais de 25% da população, uma distorção que só encontra paralelo no estado de Alagoas.
O TCE do Maranhão também mostra que as prefeituras não passaram dados corretos sobre o número de alunos de tempo integral. Das 40 cidades fiscalizadas, apenas uma não apresentou inconsistências. A cidade de Turiaçu, com 35 mil habitantes, por exemplo, declarou ter 63 escolas em tempo integral, mas, na verdade, os fiscais não encontraram nenhuma.

FONTE: Jornal de Brasília 

0 comments:

Postar um comentário