A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria de Saúde de Natal, iniciou um novo ciclo de pulverização de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) portátil e pesado, técnica popularmente conhecida como “fumacê”. A medida foi tomada por conta da alta de casos de dengue na cidade, que já foi classificada como uma epidemia pela Prefeitura.
Os famosos carros fumacê têm atuado em bairros da cidade fazendo o ciclo de dedetização desde o dia 26 de fevereiro, com previsão de continuar até o dia 15 de março em locais selecionados, levando em consideração a maior concentração de casos notificados e confirmados de arboviroses.
O controle químico acontece nos bairros de:
Cidade da Esperança,
Dix-Sept Rosado,
Felipe Camarão,
Nazaré,
Potengi,
Lagoa Azul,
Nossa Senhora da Apresentação,
Pajuçara,
Planalto.
As ações são desenvolvidas nos horários das 4h às 8h, e das 17h às 20h, horário de maior atividade vetorial do mosquito Aedes aegypti, responsável por doenças como dengue, zika e chikungunya.
De acordo com Dianaldo Rodrigues Lopes, coordenador das operações de campo da UVZ, durante a passagem dos carros, a população deve tomar alguns cuidados simples. “Pedirmos para a população que, quando o veículo estiver passando, que eles abram as portas e janelas de suas casas para facilitar a disseminação do inseticida. E sempre que o carro passar, deve-se trocar a água de passarinhos, e os apicultores devem ficar atentos, pois eles precisam proteger as abelhas”.
FONTE: Poti News
0 comments:
Postar um comentário