terça-feira, 19 de março de 2024

MICROEMPRESAS: Pequenos negócios quadruplicam número de vagas criadas em todo Estado no mês de janeiro

As microempresas foram responsáveis por todas as vagas de emprego abertas no Rio Grande do Norte em janeiro, totalizando 1.720 novos postos de trabalho. A informação é do Mapa de Emprego do RN, elaborado pelo Sebrae.

O saldo geral de empregos formais no Rio Grande do Norte em janeiro foi de 1.457 vagas abertas, resultado da demissão de 16.379 trabalhadores e a contratação de outros 17.836. Todas as novas vagas foram geradas em microempresas.

O desempenho das microempresas contrastou com o déficit registrado nas médias e grandes empresas, que fecharam o mês com um déficit de 263 postos de trabalho. Analisando a geração de empregos por porte das empresas, os pequenos negócios se destacaram, com um aumento em comparação ao ano anterior. O segmento dos pequenos negócios, incluindo micro e pequenas empresas, registrou um salto de 305% em relação a janeiro do ano anterior, gerando um total de 1.720 novas vagas.

No que diz respeito aos setores, o de serviços se destacou como o principal gerador de empregos, abrindo 1.232 novos postos de trabalho. Enquanto isso, a indústria e o setor agropecuário registraram perdas de 64 e 450 vagas, respectivamente. A construção e o comércio contribuíram positivamente, cada um gerando 739 vagas.

O Mapa do Emprego do RN também revela que as cidades de Mossoró e Natal foram as principais impulsionadoras da criação de empregos, com saldos de 583 e 381 postos de trabalho, respectivamente. Outras cidades, como Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Currais Novos, também apresentaram números positivos na geração de empregos.

Por outro lado, algumas cidades registraram o encerramento de postos de trabalho, incluindo Macaíba, Apodi, Baía Formosa, Baraúna e Ipanguaçu.

FONTE: Poti News

0 comments:

Postar um comentário