sexta-feira, 29 de março de 2024

SEXTA FEIRA SANTA: O que se significa esse dia para a Igreja Católica?


Segundo o cristianismo, a Sexta-feira Santa é uma data de reflexão e simboliza o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Neste momento em que ele recebeu a coroa de espinhos e carregou a Cruz até o momento em que ele foi morto e sepultado no ano 33. Por esse motivo, a Sexta-feira da paixão é uma data de reflexão entre as diversas frentes do cristianismo.

Destacar também que a data trata-se do antepenúltimo dia da quaresma. Nesse período, muitos cristãos fazem a via-sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até ser crucificado e morto na cruz.

O cristianismo propõe a meditação como objetivo de ajudar a rezar e mergulhar na misericórdia Jesus tem sido ou por nós. Por esse motivo, em diversas comunidades religiosas são realizadas encenações da Paixão, da morte e da ressurreição de Jesus Cristo.

Na sexta-feira, celebra-se a paixão (o martírio) e a morte de Cristo. O ofício consiste na adoração do Cristo crucificado - ou Adoração da Cruz , precedida por leituras da Bíblia e seguida pela comunhão eucarística. Em várias cidades brasileiras, após a celebração acontece a Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto, em que populares e religiosos percorrem algumas ruas tocando e cantando músicas fúnebres.

O costume de não comer nenhum tipo de carne na Sexta-Feira Santa é, segundo os preceitos religiosos, um ato de respeito ao fato de Jesus Cristo ter sido crucificado e morto nessa data.

Porque não tem missa na Sexta-feira Santa?

O dia é marcado pelo silêncio da morte e sacrifício de Cristo e é reservado para a reflexão dos fiéis. A Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que a Igreja Católica não celebra nenhuma missa. As igrejas são abertas a partir das 15h para a adoração do Cristo morto. Em todos os outros dias, inclusive da própria Semana Santa, as celebrações acontecem normalmente.


FONTE: Jornal O Globo



0 comments:

Postar um comentário