A Secretaria Municipal de Saúde de Natal ampliou temporariamente, a estratégia de vacinação contra a dengue, para o público com idade entre 4 e 59 anos, a partir desta quinta-feira (18).
Segundo o município, a estratégia segue recomendação do Ministério da Saúde para evitar a perda de doses do imunizante, com data de validade até 30 de abril de 2024.
Natal recebeu 18.806 doses no primeiro lote da vacina Qdenga (TAK-003), com validade até o dia 30 de abril. Dados da plataforma Localiza SUS contabilizam 10.207 doses aplicadas para o público de 10 a 14 anos até a quarta-feira (17), o que representa cerca de 21,93% da população alvo vacinada.
Após a recomendação do Ministério da Saúde, o governo do Rio Grande do Norte havia orientado os municípios potiguares, nesta quinta-feira (18), a ampliarem a vacinação para o público entre 6 a 16 anos. Essa foi a faixa etária seguida por outras grandes cidades do Estado, como Mossoró e Parnamirim.
Vacinação na capital
Segundo a SMS, a imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. O esquema vacinal é composto por duas doses do imunizante Qdenga com intervalo de três meses entre elas.
A ampliação temporária das doses para o novo público segue a quantidade das vacinas disponíveis nas unidades de saúde e são referentes aos imunizantes recebidos especificamente no primeiro lote da vacina Qdenga (TAK-003), com validade até 30 de abril.
Quem pode se vacinar?
-pessoas com idade entre 4 e 59 anos 11 meses e 29 dias de idade;
-Quem não pode se vacinar?
-Gestantes;
-Lactantes;
-Menores de 4 anos;
-Maiores de 60 anos;
-Imunossuprimidos.
-Quais documentos apresentar para vacinação?
Documento de identificação pessoal;
Cartão de vacinação;
Menores de idade - Estar acompanhadas de um responsável maior de idade;
Comprovante de residência de Natal.
FONTE: Portal G1/RN
Tomara que chegue logo a minha vez.
ResponderExcluir