segunda-feira, 6 de maio de 2024

DIA DAS MÃES : Bares e restaurantes no RN pretendem faturar cerca de 81% a mais do que no ano passado

Com a proximidade do Dia das Mães, um dos momentos mais importantes para o setor de alimentação, os estabelecimentos em todo o Brasil se preparam para um aumento nas vendas. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a maioria dos empresários planeja abrir suas portas no próximo domingo (12), data em que acontecerá a comemoração.

Os dados revelam um clima de otimismo entre os donos de bares e restaurantes do Rio Grande do Norte, com 81% deles esperando faturar mais neste ano em comparação com o ano anterior. A expectativa é de um crescimento de até 20% nas vendas.

Entretanto, a pesquisa também revela desafios enfrentados pelo setor. Cerca de 70% dos estabelecimentos não conseguiram acompanhar o aumento dos preços, sendo que mais da metade não conseguiu reajustar seus valores de cardápio. Além disso, o endividamento continua alto, com 46% das empresas potiguares apresentando pagamentos em atraso, sendo os impostos federais a maior parte das dívidas.

Entre a maiores dívidas estão os imposto federais, onde dois terços (67%) estão indadimplentes. Outros 45% devem impostos estaduais, 37% estão em débito com parcelas de empréstimos bancários, 30% tem encargos trabalhistas/previdenciários em atraso e 23% estão devendo serviços públicos como gás/luz/água/telefone.

Paolo Passariello, presidente da Abrasel no RN, enfatiza a importância de ações do governo federal para reverter esse cenário. “Sem uma ação ‘forte’ por parte do governo, será muito difícil que esses números sejam revertidos. A aprovação do PERSE traz um pouco de tranquilidade para aquelas empresas que estavam aguardando essa definição e as novas regras podem aumentar o número de empresas do nosso setor aderindo ao programa. Um dado reconfortante é a perspectiva de aumento de faturamento no Dia das Mães, mas com certeza isso não ajuda a resolver os problemas que estamos enfrentando desde o período da pandemia”, conclui.

A pesquisa feita pela Abrasel ouviu 3.069 empresários entre os dias 22 e 29 de abril.

FONTE: O Poti News


0 comments:

Postar um comentário