O município de Senador Georgino Avelino anunciou a proibição de trânsito e passeio na Praia de Malembá, em cumprimento à recomendação do Ministério Público Federal. A medida se baseia no Inquérito Civil que considera que as praias marítimas são bens da União.
A decisão também segue a nota técnica do Conselho Gestor da APA Bonfim Guaraíra, que identificou o grave impacto ambiental causado pelo trânsito de veículos nas áreas da praia. O tráfego de pessoas e veículos, especialmente off-road e 4X4, foi avaliado como prejudicial, pois causa alterações e potenciais interrupções no processo reprodutivo e de desova de tartarugas marinhas.
O município também instalou placas visíveis ao público em todas as entradas de acesso à praia, proibindo o trânsito de veículos. Além disso, bloqueios efetivos de acesso foram implementados, e fiscalizações rotineiras estão sendo realizadas para evitar danos ao meio ambiente, especialmente durante o período de reprodução e desova das tartarugas marinhas.
A administração municipal esclarece que, nos períodos permitidos pelos órgãos de fiscalização ambiental, o trânsito na Praia de Malembá será liberado.
FOBTE: Blog do FM
0 comments:
Postar um comentário