Estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura, evento que será realizado na cidade de Natal (RN), nos dias 18 e 19 de junho de 2024. O objetivo do encontro é reunir mulheres fazedoras de cultura para promover a troca de experiências, fortalecer a organização e estimular a participação social e política delas na construção de políticas públicas. Os interessados podem se inscrever até o próximo domingo (9).
O evento é promovido pelo Ministério das Mulheres, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o Governo do Rio Grande do Norte. As ministras Cida Gonçalves (Mulheres) e Margareth Menezes (MinC) participam da cerimônia de abertura do seminário.
Serão dois dias de debates, com mesas temáticas para promover o diálogo e a construção coletiva de saberes. Ao final de cada dia de atividades, estão previstas apresentações culturais protagonizadas por mulheres, representantes de diferentes segmentos culturais do país. Além de confraternização, as apresentações são uma forma de valorizar as diversas expressões artísticas realizadas por mulheres em todo o país.
Ao final do seminário, será produzido um caderno temático, com a relatoria do evento e também com a memória dos processos para que o material possa ser usado como apoio em experiências similares que forem realizadas em outras regiões e territórios.
Para a Secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, do Ministério das Mulheres, Carmen Foro, o seminário abrirá a oportunidade para diálogo e construção de políticas públicas que atendam a um público tão plural e diverso. “Será um espaço para fomentar as discussões e ações e, com isso, fortalecer a presença, estimular e aprofundar a mobilização das mulheres na participação social e política. Assim como dar visibilidade a suas pautas e reconhecer as importantes contribuições a cultura brasileira feita pelas mãos das mulheres”, destacou.
Inscrição
O Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura é um evento aberto ao público, com limitação de 150 vagas. Para participar é preciso preencher um formulário de inscrição com nome completo, números de RG e CPF, e-mail e informar se faz parte de alguma organização da sociedade civil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 9 de junho. Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.
Como as vagas são limitadas, mulheres vão ter prioridade. Hospedagem, transporte e alimentação são por conta de cada participante.
Programação
18 de junho (terça-feira)
8h – Recepção e Credenciamento
9h30 – Apresentação Cultural
10h – Cerimônia de Abertura
12h – Almoço
13h30 – Mesa 1: Mulheres nas políticas públicas culturais.
15h30 – Coffee break
16h – Mesa 2: Ancestralidade, identidade, diversidade e acessibilidade nas práticas culturais brasileiras femininas
18h – Apresentação Cultural
19/06 (quarta-feira)
9h – Mesa 3: Um Brasil sem misoginia por meio da Política Nacional das Artes
10h – Mesa 4: Mulheres e Cultura: Processos Comunicacionais
12h – Almoço
13h30 – Mesa 5: Economia Criativa como ferramenta de capacitação e emancipação das mulheres
15h30 – Coffee Break
16h – Grupos de Reflexão:
Mulheres nas políticas públicas culturais e a política cultural para mulheres
Ancestralidade, identidade, diversidade e acessibilidade nas práticas culturais brasileiras femininas
Um Brasil sem misoginia por meio da Política Nacional das Artes 3
Mulheres e Cultura: Processos Comunicacionais
Economia Criativa 5
17h – Apresentação da Relatoria e dos Grupos de Reflexão
18h – Apresentação CulturalCategoria
Cultura, Artes, História e Esportes
FONTE: Tribuna do Norte
0 comments:
Postar um comentário