terça-feira, 27 de agosto de 2024

APRESENTAÇÃO: Concerto da Orquestra Sinfônica do RN comemora os 523 anos do Estado Potiguar

Nascido junto com o Brasil, nomeado pelo rio Potengi, o estado potiguar será celebrado com muitas vozes e instrumentos no concerto “Rio Grande do Norte 523 anos”, uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica do RN, em celebração ao aniversário desse pedaço da região nordeste. O concerto será dia 28 (quarta), às 19h, no Espaço Cultural João Paulo II, conhecido popularmente como Papódromo. Além da OSRN, diversos convidados especiais vão celebrar o RN.

Sob a direção-artística e regência do maestro Linus Lerner, o programa promete impressionar o público ao celebrar a cultura potiguar com melodias e canções. A OSRN terá a companhia das vozes e instrumentos de Khrystal, Jubileu Filho, Valéria Oliveira, Sérgio Groove, Alzeny Nelo, Galvão Filho, Cida Lobo, Deusa do Forró, Carlos Zens, Felipe Oliveira e Helano Moreira.

A programação também vai contar com outros grupos oficiais do estado, como a Camerata de Vozes, sob a regência de Tércia de Sousa; o Coral Harmus, sob a regência de Janilson Batista, e a Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão, sob a direção artística de Wanie Rose Medeiros.

“O concerto vai além de uma celebração dos 523 anos do nosso estado, é também uma homenagem à nossa cultura, raízes e ao talento dos nossos artistas”, destacou a produtora cultural Tati Fernandes. A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte é o maior e mais antigo corpo artístico em atuação no estado.

Segundo historiadores, a primeira expedição portuguesa organizada no território do Rio Grande do Norte teria acontecido em 10 de maio de 1501. No dia 07 de agosto de 1501 foi chantado um marco colonial de mármore na área onde hoje se encontra o município de Touros, demarcando o domínio da coroa portuguesa naquele território. O marco está atualmente no Museu Câmara Cascudo. É um dos mais antigos do Brasil.

FONTE: Portal Tribuna do Norte 

0 comments:

Postar um comentário