A Arquidiocese de Natal realizará no próximo domingo (1º), a 7ª edição da Caminhada da Solidariedade. O evento, que já se tornou uma tradição, tem como objetivo arrecadar fundos para projetos sociais na capital potiguar e na região metropolitana. A programação começa às 14h com uma missa celebrada pelo arcebispo Dom João Cardoso, no Santuário dos Santos Mártires, localizado no bairro Nazaré, zona oeste de Natal.
Após a celebração, os fiéis seguirão em caminhada até a Igreja Matriz de São João Batista, no bairro Lagoa Seca, acompanhados pela animação dos Padres Nunes, César Luiz e Luiz Paulo.
Neste ano, os recursos arrecadados serão destinados à construção de uma cozinha comunitária no bairro Mãe Luiza e ao abrigo de idosos Anízia Pessoa, localizado em São José de Mipibu. Ambas as iniciativas integram a ação social da Arquidiocese e visam ampliar o atendimento às comunidades carentes.
A cozinha comunitária, cuja ideia surgiu durante a pandemia, vai além da simples distribuição de alimentos. “Durante a pandemia, distribuímos muitas cestas básicas, mas não podemos ficar apenas nessa ação. A ideia da cozinha surgiu para oferecer cursos de capacitação na área da gastronomia e criar um espaço onde moradores possam preparar produtos para comercialização, ajudando-os a empreender e gerar renda própria,” explicou o Monsenhor Robério Camilo, vigário episcopal para as instituições sociais.
Por sua vez, o abrigo de idosos Anízia Pessoa, que atualmente acolhe 30 idosos, enfrenta desafios financeiros para manter suas operações. Segundo a diretora técnica, Irmã Maria Amélia do Amaral, o local sobrevive com as aposentadorias dos residentes e algumas doações, mas as necessidades ainda são muitas. “Nossa maior dificuldade para manter a instituição é financeira. Com os 70% da aposentadoria dos idosos, temos que garantir a alimentação e toda a estrutura necessária para o bem-estar dos residentes,” relatou a diretora.
Os interessados em participar da Caminhada da Solidariedade podem adquirir a camiseta oficial do evento por R$ 30,00. As vendas estão sendo realizadas na Catedral Metropolitana, em livrarias católicas e nas paróquias de toda a Arquidiocese.
FONTE: O Poti News
0 comments:
Postar um comentário