A concessão do Teatro Municipal Sandoval Wanderley, localizado no Alecrim, agora pertence ao Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte ( SESC). É que o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), sancionou nesta segunda-feira (9) a lei que autoriza a concessão do Teatro Municpal Sandoval Wanderley ao Sesc-RN, pelo prazo de 20 anos.
O projeto do Poder Executivo havia sido aprovado na Câmara Municipal de Natal em regime de urgência no dia 14 de agosto. No mesmo dia, os vereadores também aprovaram a concessão do Complexo Turístico da Redinha.
Fechado desde 2009, o Teatro Sandoval Wanderley foi reformado pela prefeitura de Natal em um investimento de cerca de R$ 6 milhões. O projeto arquitetônico do novo espaço foi doado por uma arquiteta ao Município.
A lei publicada nesta segunda-feira (9) no Diário Oficial do Município dá direito ao Sesc gerir o teatro e determina que ele mantenha "as finalidades culturais do equipamento". A lei entrou em vigor a partir da publicação.
No contrato também ficou determinado que, enquanto durar a concessão, "será garantido que grupos teatrais locais tenham preferência na reserva dos espaços do teatro para a realização de ensaios, de maneira gratuita".
A lei também determina que se acrescente "Sesc", durante os próximos 20 anos, ao nome oficial do Teatro Sandoval Wanderley.
A concessão pública sancionada nesta segunda-feira tem validade de 20 anos, mas a lei prevê uma possibilidade de renovação - sem novo prazo definido - caso haja interesse do Sesc e da prefeitura.
Entre as obrigações impostas ao Sesc é realizar uma exposição permanente dos acontecimentos históricos ocorridos no teatro desde a inauguração.
O Sesc vai ficar responsável por todos os encargos civis, administrativos e tributários que venham a incidir sobre o imóvel. Além disso, as benfeitorias que porventura sejam realizadas no espaço serão incorporadas ao teatro "sem qualquer espécie de direito a retenção ou indenização por elas", segundo a lei.
O teatro
O Teatro Sandoval Wanderley começou a ser construído no fim dos anos 1950, tendo sido inaugurado em 1962. O teatro parou as atividades em 2009 e desde então não recebeu mais nenhuma apresentação.
No fim de 2022, o Município iniciou as obras de requalificação do local, após um projeto doado pela arquiteta Débora Mendes.
O equipamento recebeu esse nome em homenagem ao poeta, jornalista, escritor, ator, dramaturgo e diretor de teatro assuense Sandoval Wanderley, que fundou grupos como o Conjunto Teatral Potiguar (1941) e o Teatro de Amadores de Natal.
FONTE: Portal G1/RN
0 comments:
Postar um comentário