A 6ª edição do Festival Literário de Natal – FLIN, retorna neste fim de semana, sexta-feira (27) e sábado (28), na Praça Pedro Velho, Petrópolis. A feira traz eventos literários e musicais que vão contemplar fatos e curiosidades sobre a literatura brasileira, promovendo rodas de conversa com nomes consagrados. O FLIN tem acesso totalmente gratuito e contará com tradutores de libras.
Neste ano, a 6ª edição do festival, traz nomes conhecidos e premiados da literatura brasileira, como Marcelino Freire, Maria Valéria Rezende, Daniel Furlan, além de Eva Potiguara, Débora Seabra, Raimundo Gadelha e Thiago Medeiros, elevando o festival a um forte convite cultural para os natalenses que poderão acompanhar os painéis e outros pontos da programação.
O evento inicia na sexta-feira (27), com a cerimônia de abertura às 19h30, seguida do painel “Bons de Papo, Bons de Prosa” com Marcelino Freire e Daniel Furlan. Mas as atividades para as crianças iniciam ainda de manhã com oficinas de quadrinhos, leitura de cordel e contação de histórias infantis. Encerrando o primeiro dia, tem roda de música com Rosas na Cartola, às 21h.
O segundo dia do Festival, inicia às 9h no palco musical com Ginga de Pau e Corda, rodas de Cordel, Sarau Poético. A partir das 16h começam os painéis. O primeiro tem os escritores potiguares Thiago Medeiros, Débora Seabra e Eva Potiguara; às 17h, tem o painel “Por que ler romances?”, com o Clube de Leitura de Romances; a presença da Academia Norte Rio Grandense de Letras, que participa de mesa redonda e exposição do seu importante acervo na Feira das Editoras.
O último painel será “Vasto Mundo e Outros Cantos” com a escritora Maria Valéria Rezende, vencedora de prêmios literários como o Jabuti e Casa das Américas. Encerrando o Festival, haverá um show do músico potiguar Diogo das Virgens.
Durante todo o FLIN, haverá Feira das Editoras, Estúdio de Podcast, Espaço de Poesia e do Escritor Natalense, além de contar com Espaço Kids, Praça de Alimentação e BiblioSesc.
O novo endereço do Festival, a Praça Pedro Velho, é considerado um local de tranquilidade e símbolo de entretenimento na cidade. “A praça simboliza o projeto de recuperação dos espaços públicos para a população. Após a reforma que a Prefeitura fez, o local voltou a ser muito frequentado pela população, convertendo-se num local agradável para eventos dos mais diversos nichos, vindo bem a calhar com o retorno do FLIN”, destacou Carlos Fialho, membro da organização do FLIN.
Criado em 2013, o Festival Literário de Natal se consolidou como um dos eventos literários mais importantes do Nordeste, trazendo à capital potiguar debates e encontros memoráveis com grandes nomes da literatura contemporânea regional e nacional. A volta do FLIN em 2024 é mais do que uma celebração literária, é um resgate cultural para Natal, reafirmando o compromisso da cidade com a arte em todas as suas faces.
FONTE: Novo Notícias
0 comments:
Postar um comentário