O prazo para inscrição no Exame Nacional de Residência (Enare) termina hoje (5). O Enare, coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), oferece um total de 8.721 vagas de residência para 2024, divididas entre 4.875 vagas de residência médica e 3.846 para as modalidades uni e multiprofissional. O processo envolve 163 instituições de saúde em todo o Brasil.
No Rio Grande do Norte, três unidades hospitalares vinculadas à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão participando do programa: o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). Essas instituições oferecem, juntas, 119 vagas para residência médica, 61 para residência multiprofissional e 4 para a uniprofissional.
O sistema de seleção do Enare funciona de forma semelhante ao Enem/Sisu. Após a realização da prova, agendada para o dia 20 de outubro em 60 cidades, os candidatos podem escolher onde desejam fazer a residência. Para a residência médica, a escolha da especialidade é feita no momento da inscrição, e, após a prova, o candidato seleciona o local de acordo com a pontuação obtida. Já para as residências uni e multiprofissional, a escolha da profissão acontece na inscrição, e o programa e o local são definidos após a prova, também conforme a classificação.
O processo de escolha é realizado em uma janela de tempo determinada, e os candidatos com as melhores pontuações têm prioridade na seleção das vagas.
As vagas são oferecidas por instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, que têm seus programas de residência autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) e garantem as bolsas dos residentes. Nesta edição, a organização do exame é realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na edição de 2023, o Enare registrou 68.300 inscritos, dos quais 36.555 concorreram às vagas de residência médica e 31.745 disputaram as vagas uni e multiprofissionais. Foram ofertadas 5.187 vagas, distribuídas entre 3.169 para a área médica e 2.018 para as demais áreas da saúde, em programas de 114 instituições de todo o país.
FONTE: O Poti News
0 comments:
Postar um comentário