O piloto que estava no comando do avião Caça da Força Aérea Brasileira (FAB), que caiu na Grande Natal na tarde desta terça-feira (22), se salvou e foi transportado para um hospital local. O salvamento do piloto se deu, porque ele conseguiu se ejetar, ao perceber que o avião ia cair.
De acordo com a FAB, o piloto foi resgatado por um equipe de salvamento da própria Aeronáutica.
O avião caiu em Parnamirim, município da Grande Natal, em uma área de mata próxima a vários condomínios residenciais.
A aeronave F-5M se acidentou durante um voo de treinamento.
Moradores da região contaram que ouviram um barulho muito alto e registraram a nuvem de fumaça que se formou logo após a queda.
"Foi um estrondo muito alto, fora do comum. Os aviões estão passando por aqui nessa região por conta da Cruzex, em treinamento. A base aérea é muito próxima dessa região", conta o jornalista Jocaff Souza, que mora em um bairro próximo à queda do caça.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou duas equipes " para conter o avanço do fogo na vegetação, a fim de evitar que se alastre para áreas próximas".
A FAB informou que o acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
CRUZEX
A Cruzex acontece entre os dias 3 e 15 de novembro, quando a Base Aérea de Natal recebe o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex) - exercício multinacional e operacional organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) que visa o treinamento conjunto em cenários de conflito e promove a troca de experiências entre os países participantes.
A edição de 2024 vai reunir 16 países, mais de 2.000 militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras.
Esse é o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina, liderado pela Força Aérea Brasileira, com a participação do Exército e da Marinha do Brasil. Estão previstas mais de 1.500 horas de voo, com vários tipos de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo.
FONTE: Portal G1/RN
0 comments:
Postar um comentário