O Ceará está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro após dois anos na Série B. Jogando no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas-SP, neste domingo (24), o Vovô só conseguiu empatar com o já rebaixado Guarani em 0 x 0. Graças à derrota do Novorizontino-seu concorrente direto- para o Goiás, o Alvinegro termina a Segundona na 4ª posição com 64 pontos, o suficiente para carimbar o passaporte para a elite do futebol brasileiro em 2025. O Santos, campeão com 68 pontos, o Mirassol em segundo, com 67 e o Sport com 66 são os outros clubes que sobem para a Série A.
A partida
O Vozão enfrentou um revés já antes da bola rolar. O atacante Saulo Mineiro, destaque do time na reta final da Série B, sentiu desconforto na panturrilha e foi vetado do jogo. Lucas Rian entrou em seu lugar. Mesmo sem seu centroavante e jogando fora de casa, o Ceará toma a iniciativa e ocupa o campo de defesa do adversário nos primeiros dez minutos. Foi nesse momento que Aylon, de cabeça, manda a bola com perigo para o gol assustando o goleiro Fred Conte, do Guarani.
O Vovô é todo pressão para cima do Bugre. Os 11 jogadores do clube paulista se encolhem dentro da área para evitar o gol alvinegro. David Ricardo até chutou firme, mas a bola passa raspando a trave. Após 25 minutos de jogo, o domínio ainda é do Ceará. Mas o time apresenta nervosismo na hora de decidir as jogadas.
O time de Campinas, já rebaixado para a Série C, abdica completamente de tentar a vitória, limitando-se a atrapalhar o Ceará em seu campo de defesa. O primeiro chute do clube paulista com a bola rolando só acontece aos 32 minutos, com Anderson Leite, mas a bola sai sem perigo.
Aos 41 minutos veio o primeiro lance de perigo do Vovô. Lourenço cobra escanteio e acha Aylon dentro da área. O atacante cabeceia com firmeza, mas a defesa salva em cima da linha.
Segundo tempo
O técnico do Ceará, Léo Condé, tira o volante Lourenço no intervalo, contundido e manda De Lucca para seu lugar. Com essa formação, o Vovô fica com pontas bem abertos e o atacante Aylon centralizado. Aos 2 minutos a nova configuração quase dá frutos. Lucas Rian acerta cruzamento da ponta direita e encontra Erick Pulga chegando por trás da defesa. O cabeceio passa rente à trave.
O Ceará pressiona o Guarani. Aos 8 minutos, Lucas Rian quase marca após rebote da defesa adversária. Passados 20 minutos, o o time comandado por Léo Condé domina a partida, mas não é efetivo no ataque. O treinador alvinegro manda Facundo Barceló no lugar do Lucas Rian para dar novo fôlego no ataque.
O nervosismo do Ceará se acentua. O time só consegue chega na área adversária por meio de bolas alçadas na área. A essa altura, com a vitória do Sport e empate do Novorizontino, somente a vitória interessa.
A grande chance da segunda etapa até então para o Ceará veio sem querer. Aylon tentou cruzar, a bola fez uma curva e quase entrou.
Aos 35 minutos o Ceará chega ao gol. Talisson empurra para as redes após rebote de escanteio, mas ele estava impedido. O VAR interveio e anulou o gol do Vovô. Em paralelo, o Goiás marcou contra o Novorizontino e empurrou o clube paulista para a 5ª colocação, botando o Ceará no G-4.
A tensão persistiu até o final da partida. O Ceará, já nos acréscimos e sabendo que o concorrente Novorizontino perdia seu jogo contra o Goiás, tratou de administrar o resultado. No fim das contas, deu tudo certo para o Ceará que agora festeja seu retorno para a elite do futebol nacional.
FONTE: Portal O Otimista
0 comments:
Postar um comentário