sábado, 28 de dezembro de 2024

DÉFICIT: As contas das empresas estatais federais devem fechar o ano de 2024 com o maior déficit em 15 anos.

As contas das empresas estatais federais devem fechar o ano de 2024 com o maior déficit em 15 anos, apontam dados do Banco Central. De janeiro a outubro de 2024, o déficit acumulado das empresas estatais federais atingiu R$ 4,5 bilhões.

A base de comparação começa em 2009, quando o BC deixou de levar em consideração a Petrobras e a Eletrobras, que, acabam tendo regras mais próximas de empresas privadas de capital aberto. Os bancos públicos também não são contabilizados já que, pela natureza do negócio, não são equiparáveis a companhias não financeiras.

Em nota, o Ministério da Gestão e Inovação explicou que, “em anos passados, o Tesouro injetou recursos do contribuinte nas estatais para torná-las mais atrativas para posterior privatização, mas o dinheiro ficou parado. Como o investimento atual está sendo pago com esses recursos em caixa, ele acaba gerando o que se chama de déficit”.

Ainda de acordo com o governo, “déficit não pode ser confundido com prejuízo, e não é retrato de saúde financeira de uma empresa”.
FONTE: GLOBO NEWS


0 comments:

Postar um comentário