quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

DESAFOGAR: Capital Potiguar vai ganhar novo pronto socorro, que funcionará na área de ortopedia do Walfredo Gurgel

Parceria com prefeituras descartada
Até agora, a ideia do Governo do Estado era que o hospital fosse custeado de maneira compartilhada entre governo e prefeituras. Pelo projeto em discussão, o governo entraria com 40% da despesa e seis municípios da Grande Natal dividiriam o pagamento do restante: Parnamirim, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e São José do Mipibu.

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) haviam se posicionado contra a proposta, alegando que as prefeituras não têm condições de suportar mais despesas na área da saúde e que já abrem mão de recursos no setor para que o Estado absorva a demanda.

Segundo o governo, o consórcio entre governo e prefeituras para manter o hospital vai existir, até para contratação de profissionais e demais insumos, mas os custos serão bancados pelo Governo Federal.

Novos leitos
Fátima também anunciou na coletiva que, nesta terça-feira, começam a funcionar 16 leitos no segundo andar do Hospital Walfredo Gurgel, que estava em obras. Na próxima sexta-feira (6), serão liberados mais 18 leitos, totalizando 34 leitos abertos nesta semana. Na próxima semana, está prevista a abertura de outros 5, fechando 39 leitos.

Além disso, o Governo do Estado anunciou a abertura imediata de mais 6 leitos no Hospital Geral João Machado e confirmou que vai abrir, em até 15 dias, após obras, mais 12 leitos no Hospital Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba.

FONTE: Portal 98fmnatal

0 comments:

Postar um comentário