Em agosto de 2024, o Brasil registrou 308.277 pessoas vivendo em situação de rua, segundo dados do Cadastro Único (CadÚnico) apresentados na 37ª edição da série de estudos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O levantamento também revelou que 298.071 famílias estavam inscritas no CadÚnico nessa condição, em um universo de mais de 94 milhões de indivíduos cadastrados.
O estudo destacou um crescimento dessa população em comparação a 2018, quando eram 116.799 pessoas em situação de rua. Entre os principais fatores apontados para esse aumento estão a falta de dados consistentes e padronizados que embasem políticas públicas voltadas para essa população, especialmente em áreas como economia e meio ambiente.
Desigualdades e vulnerabilidades
A pesquisa revelou a diversidade e a complexidade da população em situação de rua. Mulheres, idosos, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e a população LGBTQIA+ enfrentam graus distintos de vulnerabilidade. O estudo também destacou a racialização dessa realidade: negros, indígenas e jovens analfabetos têm mais chances de passar as noites nas ruas, enquanto brancos são encontrados com mais frequência em albergues.
FONTE: O Poti News
0 comments:
Postar um comentário