A exposição "Dona Militana: tradução estética de narrativas da romanceira potiguar" foi aberta ao público neste sábado (8), na Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, em Natal.
O evento celebra os 100 anos de nascimento de Dona Militana, considerada a maior romanceira do Brasil, e homenageia sua trajetória e legado por meio de uma experiência sensorial e interativa. A exposição ficará aberta ao público até o dia 28 de março. A entrada é gratuita.
A realização da exposição é da Editora da UFRN (EDUFRN), e tem curadoria de Angela Almeida, Rafael Sordi Campos e Marcos Paulo Pereira. As fotografias de Dona Militana são de autoria de Wagner Varela e os desenhos de grupo folclórico de São Gonçalo são de autoria de Carlos Sérgio Borges.
O evento contará ainda com a participação de Zé Santana, Zé da Palha e Dona Benedita (filha de Dona Militana), artesãos de São Gonçalo do Amarante.
A exposição se inspira no livro "Dona Militana: tradução estética de narrativas da romanceira potiguar", de Angela Almeida, publicado pela Editora da UFRN em 2024. O livro está disponível gratuitamente neste link.
O público poderá explorar a obra de Dona Militana por meio de um circuito expositivo que dialoga com sua trajetória de vida e a tradição oral nordestina.
A exposição estará aberta de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos finais de semana, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.
A Pinacoteca do Estado do RN fica na Praça Sete de Setembro, na Cidade Alta.
FONTE: Portal G1/RN
.jpeg)
0 comments:
Postar um comentário