sexta-feira, 21 de março de 2025

EM SANTA CRUZ: Hospital Universitário Ana Bezerra realiza neste sábado (22), mutirão de consultas pediátricas

O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará neste sábado (22) um mutirão de consultas pediátricas para atender crianças e adolescentes de até 15 anos. A iniciativa busca reduzir a fila de espera no município de Santa Cruz e contará com 116 vagas.

Os agendamentos estão sendo feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, responsável por organizar o acesso dos pacientes. O mutirão ocorrerá no Ambulatório da unidade, das 7h às 22h, com quatro consultórios funcionando simultaneamente nos seguintes turnos:

Manhã: 48 atendimentos;
Tarde: 48 atendimentos;
Noite: 20 atendimentos.
Além dos pediatras, a ação envolverá uma equipe multiprofissional formada por profissionais de Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Nutrição e Farmácia. Durante o evento, serão realizadas atividades lúdicas e educativas na sala de espera. Residentes de Pediatria e da Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil também participarão.

Segundo Edson Mendes Marques, chefe do Setor Materno Infantil e Saúde da Mulher, exames laboratoriais e raio-X poderão ser realizados no mesmo dia ou agendados conforme indicação médica. “Caso seja necessário o acompanhamento, os pacientes poderão retornar, sendo regulados pela Secretaria. Foi realizada uma divulgação prévia com a rede de modo que pudéssemos oferecer um quantitativo expressivo de consultas e exames para este mutirão”, explica.

A chefe da Unidade da Criança e do Adolescente (UCA), Raissa Afonso da Costa, ressalta que os mutirões fazem parte do Projeto Ebserh em Ação, vinculado ao Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, Exames e Consultas Especializadas (PNRF) do Ministério da Saúde.

“Tais ações são essenciais para a humanização do cuidado, a otimização dos recursos públicos e o cumprimento da contratualização entre o Huab e o gestor municipal. Além disso, reduzir o tempo de espera melhora a assistência, proporciona diagnósticos precoces e prognósticos mais favoráveis”, afirma Raissa. Edson complementa: “Com essas ações, conseguimos dar mais acesso à população aos nossos serviços”.

FONTE: O Poti News 

0 comments:

Postar um comentário