O exame de colonoscopia permite avaliar toda a extensão do intestino grosso para identificar possíveis lesões. Foto: EBC.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal realiza, nos dias 22, 23, 29 e 30 de março, um mutirão de colonoscopia em alusão à campanha Março Azul, que busca conscientizar sobre a prevenção e tratamento do câncer de intestino, também chamado de câncer colorretal.
O exame de colonoscopia permite avaliar toda a extensão do intestino grosso para identificar possíveis lesões.
“Por ser um procedimento que precisa de um preparo antecipado, de no mínimo 48 horas com uso de medicação e restrições alimentares, esses usuários estão sendo contactados e todos os cuidados que eles devem tomar para poderem realizar o exame da melhor forma possível estão sendo explicados”, informa Fernanda Otaviano, diretora do Departamento de Regulação Avaliação e Controle (DRAC) da SMS Natal.
Durante os quatro dias da ação, serão disponibilizados 120 exames de colonoscopia. Os atendimentos acontecem das 7h às 13h, voltados para pacientes de baixa e média complexidade que passaram por consultas prévias e receberam solicitação para o procedimento.
O câncer colorretal ocorre no intestino grosso e pode ser influenciado por fatores como consumo excessivo de gorduras saturadas, baixa ingestão de cálcio, tabagismo e obesidade. A doença geralmente se desenvolve a partir de lesões benignas que crescem na parede interna do intestino. Quando diagnosticado precocemente, há possibilidade de tratamento eficaz.
O câncer colorretal, que ocupa a terceira posição entre as neoplasias mais letais no Brasil, pode ser tratado com eficácia quando detectado precocemente. Para conscientizar a população sobre os fatores de risco e a importância da realização de exames, a campanha Março Azul Marinho está promovendo uma ação especial.
FONTE: O Poti News
0 comments:
Postar um comentário